sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

CIRURGIA DE GENO-VARO (PERNAS ARQUEADAS)

Raio X com o posicionamento da placa de pudu. Perna esquerda.


COMO FOI MINHA RECUPERAÇÃO DA
CIRURGIA DE GENO-VARO
(PERNAS ARQUEADAS)

ISSO PODE AJUDAR ALGUÉM!

Fiz cirurgia das pernas. O processo para correção da minha geno-varo (pernas arqueadas), com "placa de pudu" se deu com duas cirurgias. A primeira, na perna esquerda, no dia 04/06/07 e a segunda em 24/11/2007. Na primeira quarenta dias depois eu estava pisando com a ajuda de muletas, aliviando quase todo peso da perna operada, após 60 dias eu estava apenas com uma muleta, já colocando um pouco de peso sobre ela, e uma semana depois me apoiava em uma bengala, que durou umas duas semanas. A fisioterapia iniciou um mês após a cirurgia.

A segunda perna teve uma recuperação bem mais rápida, creio ter sido por fortalecimento da musculatura com fisioterapia e hidroterapia. Fiz a perna direita num intervalo de 5 meses e 20 dias da esquerda. Quatorze dias depois já fazia fisioterapia e com 27 dias já apoiava a perna com ajuda das muletas, 30 dias após com uma apenas e, uma semana depois, com a bengala.

Hoje (22/02/2008), com quase três meses que operei a perna direita, e oito meses a esquerda, já ando praticamente sem mancar, ainda incha um pouco quando aumento o peso na musculação e quando fico muito em pé. Quando paro por muito tempo, ao voltar a andar manco um pouco, mas não há mais dores.

Minhas cartilagens já estavam estilhaçadas dentro dos joelhos, motivo pelo qual, além da correção da geno-varo, fiz artroscopia para limpeza dos joelhos em cada procedimento cirúrgico, ou seja, na verdade foram 4 cirurgias.

Posso afirmar que foi uma grande bênção em minha vida estas cirurgias, pois eu sintia fortes dores e minha musculatura quase já não existia mais, as pernas estavam fracas, pois não podia nem mesmo fazer caminhada que doía muito, hoje já recuperei bastante a musculatura, não há mais dor e nem as pernas arqueadas.

Detalhe, cresci uns dois ou três centímetros mais ou menos. Vale a pena. Que Deus abençoe você que venha a ter necessidade desta cirurgia. Estarei orando por você. Qualquer outra dúvida entre em contato pois sei que não é fácil tomar uma decisão de fazer uma cirurgia como esta.

Abraços Pr. Eri Nunes - Igreja Cristã Evangélica Resgate - Sobradinho-DF